Em 1953, o diretor Howard Hawks baseou-se na obra de Anita Loos para colocar em cena as atrizes e Marilyn Monroe e Jane Russell numa deliciosa comédia romântica musical: Gentlemen Prefer Blondes (Os Homens Preferem as Loiras). Curiosamente, a princípio a atriz pretendida pela produtora Fox era Betty Grable, porém devido a sua brilhante interpretação no filme Niagara, optaram por convidar a jovem Marilyn para o papel de Lorelei. A parceria com a já consagrada Jane Russell provou que a escolha foi mais do que acertada, a química entre as duas mostrou-se presente desde as primeiras tomadas. O filme retrata as aventuras e desventuras das dançarinas Lorelei Lee (Marilyn Monroe) e Dorothy Shaw (Jane Russell) numa história onde o amor é submetido a provas colocando-as nas mais complicadas e divertidas situações. A confusão começa quando, a pedido de Gus Esmond (Tommy Noonan) noivo de Lorelei, as duas embarcam num cruzeiro para Paris.
Por um lado, Lorelei tenta encontrar o par ideal para a amiga, enquanto o detetive Ernie Malone (Elliott Reid) contratado por Sr. Esmond (Taylor Holmes), pai de Gus Esmond , tenta de todas as formas encontrar evidências que comprovem a infidelidade e interesses da futura noiva de seu filho. Para complicar a situação de Lorelei, eis que surge o casal Sir Francis "Piggy" Beekman e Lady Beekman (Charles Coburn e Norma Varden, respectivamente) que a colocará na mais desolada situação frente ao noivo. A medida em que a história se desenvolve, é fácil constatar a diferença de personalidade entre as duas amigas, enquanto Dorothy se mostra mais astuta e despojada, Lorelei é mais distraída e ambiciosa.
Regado com muitas cenas cômicas, a obra ainda traz a excelente triha sonora com canções marcantes nas vozes de Marilyn Monroe e Jane Russell, tais como: Diamonds Are a Girl's Best Friend, A Little Girl from Little Rock, Bye Bye Baby, entre outras; sendo que a cena da primeira canção, posteriormente, seria utilizada em videoclipes produzidos pelas cantoras e atrizes: Madonna, Geri Halliwell, Kylie Minogue, Nicole Kidman, Anna Nicole Smith, Christina Aguilera, e também pelo ator James Franco.
Bastidores: O romance que virou musical - O desabafo de uma estrela.Quando a escritora Anita Loos escreveu seu romance em 1925 intitulado Gentlemen Prefer Blondes, ela não imaginava que sua obra seria imortalizada nas grandes produções cinematográficas. Em 1928, após fazer uma parceria com o diretor Malcolm St. Clair, a primeira versão de Gentleman Prefer Blondes foi as telas na mesma época. No entanto, atualmente, é considerada uma obra perdida, pois não foi encontrado nenhuma cópia dessa versão. Em 1949, foi a vez de John C. Wilson transformá-la num musical e leva-la aos palcos da Broadway. Porém a versão que, de certa forma, imortalizou o romance de Anita Loos foi produzida por Howard Hawks em 1953 com Jane Russell, Marilyn Monroe e grande elenco.
Durante as filmagens, a impressionante diferença salarial entre Jane e Marilyn não impediu que mantivessem um clima de camaradagem tamanha era a afeição e carinho que Jane dedicava a novata Marilyn. Porém, a loira vivia em pé de guerra com os produtores pleiteando melhores condições de trabalho e sobretudo um camarim para uso próprio, pois como bem afirmava em bom tom, era ela a loira do título.

0 Yorumlar